O bom e velho snorkel

De volta a água e de volta ao post. Explicar seria muito chato então vamos direto ao ponto. Recentemente estou redescobrindo o prazer de fazer snorkel e mergulho livre. Desde que machuquei meu ombro não posso mergulhar, mas com a companhia e assistência da patroa a única opção disponível foi voltar ao básico: o snorkel. Confesso que a anos atrás depois que quando comecei a mergulhar o snorkel perdeu toda a graça. Lembro lendo o manual de tek dive da DSAT e no capitulo sobre equipamento fazia uma nota: não se preocupe por que snorkel não é um equipamento essencial ao mergulho técnico. Dando curso sempre tinha que usar snorkel para ensinar como esgota-lo, trocar regulador para snorkel, reboque e tudo mais. E como equipamento básico tinha que usa-lo para dar exemplo. Mas sempre que possível arrancava o “canudo” pra longe da minha mascara. Meu amigo Seu Saraiva que sempre dizia que a única finalidade do snorkel e pra principiante confundir com traqueia do colete. Isso não e justo e o certo e que existem mais finalidades ao snorkel no mergulho. Mas do que confundir com a traqueia do colete o snorkel serve para: enroscar e enrolar qualquer fio ou mecha de cabelo longo o suficiente; enroscar-se em qualquer mangueira do seu regulador quando você o tira da bolsa ou caixa e após você elevar ambos a 1,50m de altura a mascara e snorkel se desprendem e caem no chão se não lascando algo na mascara lascam a sua moral no barco; e ultima e mais engraçada (e embaraçosa) de todas é quando usado na superfície pode levar o mergulhador a esquecer de por o regulador na boca e afundar a pessoa só se da conta quando um gole de agua salgada desse garganta a baixo.

Snorkel esta na lista de coisas que não quebram mas que se perdem. Para reparar essa injustiça, designers criaram o snorkel com válvula que não so e mais caro (e vale mais quando se perde) mas inclusive podem quebrar levando o mergulhador a engolir agua. Os avanços na área de levar o snorkel a quebrar-se parrece não ter limite (uma verdadeira arte e deve existir um nome, um adjetivo que infelizmente desconheço) e toda nova temporada designers criam algo novo para adicionar a inovadoras formas de quebrar.

“Snorkel com válvula e inalador para asma, esse promete!”

Se você não mergulha e entrou nesse blog por acidente, se já leu até aqui (nossa! parabéns) e segue sem entender, vamos la. O snorkel e a coisa mais basica e provavelmente o primeiro a ser inventado. E um cano é que nem no desenho animado quando um ta escondido em baixo d’agua e respira pelo bambuzinho. Mesma coisa. diferença e que ele tem uma forma em J assim você pode olhar para baixo ou para frente. Você não vai enfiar qualquer cano na boca então snorkel tem um bocal. E como um Jota ele deve estar do esquerdo do seu rosto sua direita de quem vem pela frente. E mergulhadores não nascem sabendo, mas depois que eles aprendem uma epifania atinge seus égos e eles creeem que nasceram sabendo. então quando um mergulhador da aquele sorrizinho de desdém quando você feliz da vida caminha com seus “pés-de-pato” e snorkel do lado direito você já sabe o por que. Então evite embaraços e seja um Pro : use snorkel do lado esquerdo.

Voltando ao que interessa vou parar de zoar com o snorkel. Sério. Tem sido muito bom voltar a agua e redescobrir o prazer de fazer um mergulho livre. Livre de tranqueira mas digamos que é bem limitado no quesito tempo embaixo d’agua. Ok paro! Realmente snorkeling é massa. E barato, não requer muita experiência e treinamento. E pode-se dizer que pode ser praticado em qualquer lugar. Quer dizer quase, nem todos. Definitivamente não em Grumari mas isso é tema pra outro post. Pelo menos aqui perto de casa é legal. Tem bastante vida marinha, os cabeços de corais vão de 2 a 18 metros de profundidade. Especialmente nessa época vários silvertips em cardumes gigantescos. Muito legal estar cercado por milhares de peixinhos. As vezes nos damos de cara com tarpons que estão tentando se alimentar deles, e ambos nos surpreendemos.

MM nao usa snorkel, e nem ouse insirtir..Ok?

Anúncios
Esse post foi publicado em Grand Cayman, OWD. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s